sexta-feira, 19 de março de 2010

O COMPUTADOR NA ESCOLA

No ano de 2006, um grupo de professores, discutem na reunião pedagógica:
- Quando os computadores chegaram na escola, através de um projeto de políticas publicas, muitos professores se posicionaram de maneira que demonstrava o medo e angústia das mudanças que vem através das coisas novas.
Como em toda história da humanidade as tecnologias trouxeram grandes transformações, os computadores e a Internet, transformaram o mundo, pode-se notar como isto aconteceu nesta reunião:
Prof. Maria _ Ainda bem que estou me aposentando, esse negócio de computador não é comigo, não entendo nada disso.
Prof. Luiz _ É que você ainda não chegou nem perto de um computador, quando começar a utilizar vai ver o quanto é interessante e facilita a nossa vida profissional.
Prof. Maria_ Eu quero mesmo é me aposentar deixar de estudar, não quero nem saber desse negócio, eles estão exigindo demais.
Prof. Carlota _ Que nada parece um monstro, sinto medo só de pensar que vou ter que usá-lo, tenho ficado até sem dormir pensando, neles.
Prof. Luiz _ Quando cheguei a utilizar um não sabia nem como funcionava, primeiro aprendi a ligá-lo, e aos poucos aprendi a manipulá-lo, traz um pouco de ansiedade no início, mas não é nada que não consigamos vencer.
Prof. Carla _ Você poderia me ensinar como ligar este computador que fica na sala dos professores e me dar algumas dicas como utilizá-lo, pois poderia facilitar no preparo das minhas avaliações.
Prof. Luiz _ Com todo prazer, o computador pode ajudá-la com suas avaliações e posso ensiná-la a se utilizar de todos os componentes e programas que podem facilitar o seu trabalho.
Prof. Carla _ Adoro coisas novas, não tenho medo de mudanças e tenho muita curiosidade em relação ao computador, vou iniciar um curso, pois quero navegar na Internet como meus alunos, não quero ficar para trás.
Prof. Euler_ Precisamos chamar um técnico, pois temos alguns colegas que não sabem utilizar a máquina e ja desconfiguraram tudo, é bom que eles passem a dar cursos de informática para os professores com urgência.
Prof. Maria_ Não contem comigo para curso nenhum não vou nem chegar perto desta máquina.
Supervisora_Vocês estão convidados a participarem de um curso, é só assinar a lista e colocar o horário disponível, e logo serão chamados. Vamo Maria você vai gostar de conhecer o computador ele vai facilitar muito o seu trabalho. Não podemos ter medo do novo, das mudanças tudo evolui, é o progresso.
Valquiria Taschetti de Almeida - Artes Teatro - São Francisco

2 comentários:

  1. Oi Valquiria...sua peça dar um visão da força de vontade e da parceria necessária para vencer as novidades tecnologicas...
    Aqui temos um bom motivo para aprender a lidar com elas...ajuda no trabalho cotidiano do nosso fazer como professor(a)....no caso...na produção do nossso material...
    Grande abraço!
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, sempre precisamos de um empurranzinho para enovarmos, temos medo. Mas neste caso temos que ir adiante para sair do mesmismo acarcaico!
    Temos que passar adiante nossa coragem!
    Felicidades!

    ResponderExcluir